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HÁBITOS SAUDÁVEIS

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A obesidade é um sério risco a saúde. Contribui no desenvolvimento de arteriosclerose (a principal causa de acidentes cérebro vasculares e ataques cardíacos), hipertensão, diabetes e gota. A probabilidade de desenvolver certos tipos de câncer (ex., câncer de intestino) é maior entre os obesos por isso a necessidade de buscar juntamente o tratamento da andropausa.

A obesidade é definida com base no índice de massa corpórea, calculada dividindo o peso corporal em quilogramas pela altura em metros, elevada ao quadrado.

Somente uma alteração em longo prazo de hábitos saudáveis, combinada com exercícios físicos suficientes, podem ajudar a obter e manter o peso ideal. Dietas drásticas são seguidas cedo ou tarde pela recuperação de peso e, em geral, pela dieta seguinte (dieta ioiô). As dietas da moda e jejum também podem prejudicar a produção de testosterona pelo organismo. A deficiência de vitamina A e minerais, resultado de dietas exclusivistas, também podem influenciar mal os níveis de testosterona e não contribuírem para o tratamento da andropausa.

As pílulas dietéticas nunca devem ser tomadas sem consulta médica e dificultam o tratamento da andropausa.

Os únicos programas de perda de peso a provavelmente terem sucesso são aqueles designados a produzir alterações contínuas de hábitos saudáveis. O sucesso duradouro somente pode ser alcançado através de dieta variada, calorias reduzidas (poucas calorias) e alimentos integrais, além do tratamento da andropausa.

Para a perda de peso é fundamental que a ingestão calórica seja menor comparada ao gasto de energia no dia-a-dia. A gordura é o alimento mais calórico existente e, portanto, geralmente é verdadeiro dizer, quanto mais peso se quer perder, menos gordura se deve comer.

Como guia básico, seu consumo diário de gordura não deve exceder 1g por quilograma de peso corporal. Preste atenção particular às gorduras ocultas. Um conselho prático dos especialistas é utilizar somente cerca da metade da porção diária de gordura como gordura especiaria, ou cozida, ou para saladas e guardar a outra metade para as gorduras ocultas a fim de ativar o tratamento da andropausa.

Uma vida com "pouca gordura" junto ao tratamento da andropausa pode ser mais fácil do que se pensa.

A gordura não é responsável pela sensação de saciedade. A maioria dos alimentos estimulantes da saciedade são os carboidratos ricos em fibras, como verduras, frutas, pão, arroz integral e os alimentos proteicos, como carne, peixe e frango. Deste tipo de alimento pode-se ingerir um volume maior, com uma quantidade de calorias até menor, sem sentir fome e estimular o tratamento da andropausa.

É importante complementar o tratamento da andropausa a hábitos saudáveis de alimentação com exercícios físicos, assim, consegue-se aliar uma ingestão menor de calorias com um maior gasto de energia, e assim, literalmente, queimar as gorduras.

Oscar Wilde uma vez disse: "Posso me opor a tudo, exceto à tentação". Alguém que alguma vez tratou de perder alguns quilos, sabe o quanto é difícil ter o autocontrole.

Aqui alguns conselhos de hábitos saudáveis para o tratamento da andropausa e obesidade:

  • Fixar-se a um objetivo de peso real e não se prender em um número ideal de quilos. O objetivo deve ser realista: é melhor aspirar perder 5 quilos e ter sucesso, que aspirar 15 quilos e dar-se por vencido depois de um curto período de tempo;
  • Manter um registro de controle de peso e tratamento da andropausa. É interessante escrever tudo o que se comeu e bebeu. Normalmente as pessoas tendem a achar que comeram menos do que realmente ingeriram;
  • Deve-se evitar restrições rígidas. Quando se propõe "nunca mais comer chocolate", o risco de desistência aumenta e pode ser mais estratégico pensar no que faz falta neste momento pode ser compensado mais tarde;
  • Deve-se pesar uma vez por semana e acompanhar a evolução do peso em um gráfico. Meio quilo por semana é realista;
  • Buscar um grupo de gente que adote o tratamento da andropausa – às vezes é mais fácil em grupo;
  • Comer devagar. Comer conscientemente e mastigar a comida perfeitamente. A mastigação é parte essencial da digestão;
  • Desfrutar ao comer, cuidando da aparência dos alimentos;
  • Comer pequenas quantidades com frequência a fim de não sentir fome;
  • Não fazer compras no supermercado em jejum;
  • Somente comprar alimentos realmente necessários;
  • Certificar-se de beber bastante líquidos – pelo menos 2 litros por dia, de preferência água;
  • Dissipar-se plenamente, abstrair os pensamentos. Isso é particularmente importante no início do tratamento da obesidade, quando se inicia as alteração dos hábitos saudáveis de alimentação. Deve-se tirar da mente o pensamento em alimento e comida.
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