Matérias
Inscreva-se para receber
nossas newsletters
Busca Rápida

Bayer no Mundo
Bayer Links
Matérias

MATÉRIAS

  • Imprimir
    Imprimir
  • Favoritos
    Favoritos

Seu filho perdeu o interesse pelos estudos

  • Tamanho da fonte:
  • A-
  • A
  • A+

A adolescência é um período fundamental do desenvolvimento humano. Fase muito conturbada e sofrida para jovens e para seus pais. É uma fase de evolução, na qual se busca nova forma de visão de si e do mundo.

Na adolescência ocorrem mudanças físicas, psicológicas e sociais, e o adolescente estabelece distintas relações. "Podemos dizer que adolescência é sinônimo de crise, pois em busca da identidade adulta ele passa por um período 'turbulento'", explica a psicóloga Alaide Degani de Cantone, coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde (CEPPS).

Diante de tão intensas transformações, é possível ocorrer desinteresse pelos estudos, principalmente por causa das dificuldades da fase escolar: horários, tarefas, necessidade de atenção e concentração, estudos para as provas, preparação de seminários etc.

"É importante a boa relação entre pais e filhos, que é um processo diário", ressalta a psicóloga. "Observamos que os adolescentes e seus familiares estão desinformados sobre as mudanças que ocorrem nessa fase, o que gera conflitos na relação e dificuldades de convivência".

Segunda Alaide Degani, o companheirismo na família contribui para a boa formação e a educação dos filhos. "Nenhum adolescente aparece de um dia para outro com várias notas vermelhas no boletim. Notas baixas indicam que algumas coisas não estão indo bem. Por exemplo, dificuldades com relação à disciplina, ou, ainda mais grave, falta de motivação pelos estudos de modo geral".

É fundamental conversar aberta e francamente com o adolescente, em tom amistoso, na real intenção de ajudá-lo. Essa conversa precisa ser desenvolvida sem prejulgamentos, acusações, ameaças ou autoritarismos.

Enfatiza a psicóloga: "Participar das ocasiões importantes, felizes ou não, e buscar compreender os filhos nos momentos mais adversos, propondo alternativas para a vida, é essencial. Nem sempre é fácil. Entretanto, com significativas doses de paciência e compreensão, valerá muito a pena".

Leia também
< Voltar
  • Como compensar os abusos

    Exagerou no churrasco ou nas porções do barzinho?

    + mais
  • Depilação a laser

    Todo homem acostuma-se desde a adolescência a fazer a barba.

    + mais
  • Espermograma

    À primeira impressão, a tarefa é das mais fáceis. Afinal de contas, a masturbação deixou de ser um tabu há tempos.

    + mais
  • Esportes de Verão

    A praia oferece atrativos que vão muito além do descanso sob o sol. Entre eles está a prática de exercícios na areia.

    + mais
  • Dia do Homem

    Uma pesquisa mostra o hábito do cuidado da saúde masculina e sua importância

    + mais
  • Traiu e se arrependeu

    Mesmo uma relação estável está sujeita a traições. A principal justificativa da infidelidade é a crise na relação.

    + mais
Avançar >