Matérias
Inscreva-se para receber
nossas newsletters
Busca Rápida

Bayer no Mundo
Bayer Links
Matérias

MATÉRIAS

  • Imprimir
    Imprimir
  • Favoritos
    Favoritos

Novembro Azul

  • Tamanho da fonte:
  • A-
  • A
  • A+

Novembro: mês de cortar o preconceito contra o câncer de próstata

Campanha de conscientização “Novembro Azul” ajuda na prevenção e no diagnóstico precoce de câncer de próstata

Depois do Outubro Rosa, que é dedicado às mulheres, o Novembro Azul convida todos os homens a pensar na própria saúde. O assunto é sério e precisa da sua atenção. Somente em 2016, estimam-se no Brasil 61.200 novos casos1 de câncer de próstata de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O Novembro Azul chegou em 2012 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que iniciou a campanha “Um Toque, Um Drible” e criou o movimento no Brasil inspirado no internacional “Movember”, que incentiva todos os homens a não cortar os bigodes durante o mês de novembro como forma de adesão ao incentivo à saúde masculina contra o câncer de próstata. Internacionalmente, a ação surgiu em 2003, na Austrália, e este mês foi escolhido por causa do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17/11. No último ano, a instituição promoveu 463 ações e impactou 87 milhões de pessoas pelo território nacional.

Pesquisa divulgada2 pelo Ministério da Saúde neste semestre também mostra que 55% dos homens alegaram não ir a consultas e outros procedimentos médicos por não precisarem e 1/3 deles não tem o hábito de frequentar os serviços de saúde. A gente sabe que homem ir ao médico é algo que não é comum e ainda é um grande tabu nas mesas dos bares por aí… Mas ninguém é de ferro, e cuidar da saúde também é papo de homem. Afinal de contas, estar feliz e saudável é sempre o que importa, não é mesmo?

Nós, do Bayer para Homens, trocamos uma ideia com o Dr. Luis Augusto Seabra Rios, que faz parte do comitê científico do Instituto Lado a Lado pela Vida, para entender um pouco mais sobre o câncer de próstata, exames e prevenção.

“Não há sintomas específicos do câncer de próstata. Na verdade, ele é assintomático até uma fase bastante avançada de seu desenvolvimento”, alerta o urologista. É preciso compreender o perigo deste fato, principalmente se há casos da doença na família. O membro do Instituto Lado a Lado pela Vida orienta que “a dosagem do PSA e o toque retal são medidas necessárias na avaliação dos homens acima dos 45/50 anos. Em casos em que haja alteração de qualquer um desses dois exames, recomenda-se prosseguir com a investigação diagnóstica. Esses exames devem ser realizados anualmente a partir dos 50 anos ou dos 45 anos em pessoas com antecedente de câncer prostático na família. Em casos de alta suspeita ou nos quais haja alguma alteração no decorrer do acompanhamento, pode-se reduzir o intervalo entre os exames.”

E claro, vale lembrar que ter boa qualidade de vida, alimentação saudável, atividades físicas regulares, evitar tabagismo, excesso de álcool e estresse é sempre uma boa maneira de prevenção, juntamente com o acompanhamento médico com check-ups periódicos. Esse hábito pode identificar alterações como elevação do colesterol, pressão alta, o diabetes e outros possíveis fatores de risco cardiovasculares.

Papo reto: está mais do que na hora de deixar pra trás a mania de dizer que homem não vai ao médico porque não precisa. Homem vai sim, e precisa ir. Cuidar de si é motivo de orgulho e isso precisa ser compartilhado. Esteja sempre bem para si mesmo e para as pessoas que você gosta.

1 http://www.inca.gov.br/estimativa/2016/sintese-de-resultados-comentarios.asp
2 http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/25093-um-terco-doshomens-nao-acompanha-o-estado-de-saude


Fontes:

Novembro Azul
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/novembro-azul.htm

O que é o Novembro Azul e como ele começou?
http://www.psicologiaparacuriosos.com.br/o-que-e-o-novembro-azul-e-como-elecomecou/

Estimativa 2016
http://www.inca.gov.br/estimativa/2016/index.asp?ID=2

Prevenindo o câncer de próstata
http://www.reservaer.com.br/saude/cancerprostata.html

Luis Augusto Seabra Rios: urologista especializado em urodinâmica pela Columbia University, em Nova York, com doutorado em Urologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - CRM: 52025

L.BR.MKT.11.2016.6457

Leia também
< Voltar
  • Como compensar os abusos

    Exagerou no churrasco ou nas porções do barzinho?

    + mais
  • Depilação a laser

    Todo homem acostuma-se desde a adolescência a fazer a barba.

    + mais
  • Espermograma

    À primeira impressão, a tarefa é das mais fáceis. Afinal de contas, a masturbação deixou de ser um tabu há tempos.

    + mais
  • Esportes de Verão

    A praia oferece atrativos que vão muito além do descanso sob o sol. Entre eles está a prática de exercícios na areia.

    + mais
  • Dia do Homem

    Uma pesquisa mostra o hábito do cuidado da saúde masculina e sua importância

    + mais
  • Traiu e se arrependeu

    Mesmo uma relação estável está sujeita a traições. A principal justificativa da infidelidade é a crise na relação.

    + mais
Avançar >