Matérias
Inscreva-se para receber
nossas newsletters
Busca Rápida

Bayer no Mundo
Bayer Links
Matérias

MATÉRIAS

  • Imprimir
    Imprimir
  • Favoritos
    Favoritos

Um esporte completo

  • Tamanho da fonte:
  • A-
  • A
  • A+

Com agilidade e fôlego, praticantes de tênis estimulam tanto a capacidade anaeróbica quanto aeróbica

Saque da direita. Corrida para a esquerda para rebater uma bola. Subida na rede para defender. Bola no contrapé e volta ao fundo da quadra para devolver a bola. Tudo isso em menos de cinco segundos. Cansou? A agilidade e o movimento constante de todos os membros faz com que o tênis seja um dos esportes mais completos.

Para o ortopedista Rogério Teixeira da Silva, criador do Comitê Médico da Confederação Brasileira de Tênis, a prática dessa modalidade vale por várias outras. "Um atleta profissional precisa de toda uma preparação especial, como a musculação. No entanto, para um jogador comum o tênis é suficiente como atividade física. Não precisa correr, caminhar, levantar pesos... mais nada."

O estilo característico do jogo estimula tanto o uso da capacidade aeróbica (com exercícios que geram energia a partir do oxigênio) quanto da anaeróbica (com exercícios em que os tecidos do corpo geram energia). "Cerca de 80% dos pontos duram de 20 a 30 segundos, exigindo da parte anaeróbica. Ao mesmo tempo, o tempo de um jogo inteiro estimula a capacidade aeróbica", explica Silva.

Além disso, é uma atividade que pode ser praticada por pessoas de várias idades, afirma o professor Sérgio Stucchi, doutor em Educação Física pela Unicamp. "Desde que o tenista respeite os limites físicos da sua fase etária, pode jogar até a terceira idade", diz.

Mas é importante tomar cuidado para evitar lesões. As mais comuns nos tenistas profissionais são as sobrecargas de ombro e coluna, de acordo com o Departamento Médico da Federação Paulista de Futebol. Entre os amadores, a tendinite do cotovelo é mais frequente.

Assim como nos demais exercícios físicos, uma dica para evitar lesões é fazer um aquecimento antes de começar a atividade. O atleta pode realizar breves corridas ou dar saltos. Também é fundamental se alongar antes e depois de jogar. "Com essa combinação, o corpo estará equilibrado para a prática do tênis", recomenda Silva.

Também é importante se proteger do sol, com o uso de creme protetor, bonés e roupas claras. O excesso de transpiração pode provocar perda de muito líquido, causando cãibras e desgaste muscular.

Equipamento básico

Três itens são ao mesmo tempo básicos e indispensáveis para praticar tênis: bolas, raquetes e calçados. O tradicional tubo com três bolas pode ser encontrado em lojas de material esportivo a partir de R$ 10.

A raquete é vendida em tamanhos variados, de forma a se adequar ao estilo de jogo de cada tenista. Como não existe restrição de peso para o artigo, o atleta pode optar por materiais mais caros, como titânio e carbono, ou mais baratos, como plástico e alumínio. Os preços variam conforme a marca e o material, mas é possível encontrar raquetes para iniciantes a partir de R$ 100.

"Procure usar raquetes adequadas ao seu tipo de jogo. Quem gosta de bater forte na bola não deve jogar com um modelo muito leve, com menos de 290 gramas, para evitar impactos mais forte no ombro e cotovelo", recomenda Silva.

O atleta também pode escolher os calçados segundo sua preferência. Os tênis mais indicados, recomenda o ortopedista, são os que possuem solado de borracha.

Esporte mais democrático

Sérgio Stucchi rejeita a ideia de que o tênis é um esporte "de elite", como afirmam alguns comentaristas esportivos, mas aponta a falta de um plano para torná-lo mais democrático. Nem as conquistas de brasileiros como Maria Esther Bueno (vencedora de sete Grand Slams nos anos 50 e 60) e Gustavo Kuerten mudaram essa realidade, diz. "Houve o aumento do interesse das pessoas pelo jogo de tênis, mas elas não encontram lugares adequados às suas possibilidades para experimentar o jogo."

Já para Rogério Teixeira da Silva, a comparação com a popularidade de outras modalidades "é desleal". "O futebol pode ser jogado em quase todo lugar, enquanto o tênis precisa de uma quadra com as medidas mínimas recomendadas. Com um número baixo de quadras públicas, os interessados em praticar tênis geralmente têm de procurar clubes privados", afirma.

L.BR.GM.2011-08-25.0533

Leia também
< Voltar
  • Como compensar os abusos

    Exagerou no churrasco ou nas porções do barzinho?

    + mais
  • Depilação a laser

    Todo homem acostuma-se desde a adolescência a fazer a barba.

    + mais
  • Espermograma

    À primeira impressão, a tarefa é das mais fáceis. Afinal de contas, a masturbação deixou de ser um tabu há tempos.

    + mais
  • Esportes de Verão

    A praia oferece atrativos que vão muito além do descanso sob o sol. Entre eles está a prática de exercícios na areia.

    + mais
  • Dia do Homem

    Uma pesquisa mostra o hábito do cuidado da saúde masculina e sua importância

    + mais
  • Traiu e se arrependeu

    Mesmo uma relação estável está sujeita a traições. A principal justificativa da infidelidade é a crise na relação.

    + mais
Avançar >